Texto: Salmos 95:1-6 VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação. 2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. 3 Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. 6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
Muitas pessoas acham que o medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo são fatores que levam o homem a criar diversas crenças, cerimônias e cultos. Daí surgiram tantos mitos, superstições e ritos para manter contato com o mundo sobrenatural. Entretanto, ao ser criado à imagem de Deus, o homem trouxe contigo a propensão (tendência) e a necessidade de cultuar o criador. Necessidade essa porque o próprio Deus é quem pede que o homem o adore. O Senhor Jesus Cristo confirmou esse fato ao declarar : “ Ao Senhor , teu Deus, adorarás e só a ele darás culto” (Lc 4;8). Então, não foi o ser humano quem “inventou” a religião para buscar a Deus, mas, sim, o Criador quem deu ao homem a capacidade de adorá-lo.
Por que o homem é um ser religioso?
A resposta está na bíblia e é muito simples e clara: Porque o homem foi criado à imagem de Deus. O que significa ter sido criado à imagem e semelhança de Deus ( Gn 1: 26) E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Irmão a palavra “imagem” no hebraico significa a expressão da realidade. Sendo assim, podemos afirmar que significa sombra; a sombra tem semelhança com a pessoa , mas não é exatamente uma copia da pessoa. E a palavra “semelhança” no hebraico significa principalmente aparência, correspondência, cópia. Precisamos lembrar que não pode existir sombra se não houver uma realidade.
O homem existe por que Deus esta presente em sua vida, a graça de Deus, seja ela comum ou especial se manifesta na vida de toda humanidade. Lamentações 3:22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; ( autor Jeremias)
Tudo isso significa que a expressão “à imagem de Deus” se refere ao homem como um ser espiritual, racional, moral e social.
Espiritual: O homem tem a capacidade de conhecer a Deus, de manter comunhão e de se relacionar com ele. Em Gênesis 3:10 E ele disse: “Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me”. Então a conclusão e simples e lógica: Deus falava com o homem , e este conseguia ouvi-lo, sabendo quem estava falando.
Racional: O homem foi criado com capacidade para adquirir, descobrir, compreender, interpretar e avaliar fatos. Para exercer o domínio sobre a terra (Gênesis 1:26-28) (Salmos 8:4-9) O homem precisava de capacidade intelectual.
Moral: O homem tem o senso da obrigação moral, o tremendo senso do dever. Gênesis 2:16-17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. O texto deixa claro que o homem entendeu a ordem e tinha condição de obedecer a ela. E o fato de Adão e Eva se sentirem culpados após a desobediência confirma nossa afirmação Gênesis 3:7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Social: O ser humano foi criado para viver em grupos, em sociedade; significa que é um ser social, com instinto gregário (que vive em bando). Isso é algo que vem da própria trindade , porque Deus nunca existiu sozinho, sempre em três pessoas I João 5:7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. A afirmação do Senhor Deus “ não é bom que o homem esteja só” ( Gn 2:18) significa não somente o próprio casamento na história humana, mas também a confirmação de que Deus quer que a humanidade viva em comunhão e se relacione.
Dentre todas as criaturas, somente o homem foi criado e destinado para ser a imagem de Deus no mundo. O homem não tem a imagem de Deus, ele é a imagem de Deus. Mesmo depois da queda, essa imagem está distorcida, mas está presente.
Por Márcio Gomes Pereira ( Bacharel em teologia)